EDITAL

Sejam muito bem vindos alunos, professores, funcionários da Escola Nide Zaim Cardoso, ao jornal online NIDE News.

É com grande orgulho que a Direção de Imprensa, e todo o Grêmio, apresenta a vocês o NIDE News online. Aqui, vocês vão encontrar muita informação sobre os fatos que acontecem na escola, entrevistas com alunos e funcionários, calendário de provas, além de vários informativos sobre cursos, concursos públicos, eventos que acontecem na cidade e região.

Nós do Grêmio esperamos que vocês gostem do nosso trabalho e que aproveitem ao máximo as informações publicadas no blog.

Nesta 1ª edição do nosso jornal, vocês irão ler uma enrevista com um dos alunos mais conhecido e mais comprometido com o bem estar na escola, Vitor Ruiz ou como todos o conhecem "Piolho".

Teremos também a entrevista com uma das professoras mais dedicadas a sua profissão na escola, a professora Sonia A. Achnitz, ou como todos a conhecem Profª Soninha.

Além de muita informação para vocês alunos, professores entre outros membros da escola, tudo isso disponível aqui no NIDE News online.

Em nota deixamos nossas desculpas por não haver começado o jornal antes, pois como todos sabem os integrantes do Grêmio também são alunos e estavamos em semana de provas.

Atenciosamente,
DeyslanSantana
Diretor de Imprensa Pão na Chapa




Essa notícia é de interesse dos TERCEIROS ANO
"Processo seletivo unificado deve começar em outubro"


A proposta do Ministério da Educação para unificação do processo seletivo das instituições de ensino superior, em substituição ao atuais vestibulares, prevê a aplicação do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em outubro. A proposta foi encaminhada na noite desta quarta-feira, 8, aos reitores das universidades federais.

Enem começa em outubro (foto: João Bittar)Pelo texto, a instituições de ensino superior públicas e privadas poderão usar o novo Enem como parte de seu processo seletivo ou aderir ao Sistema de Seleção Unificada, em que o exame seria utilizado como fase única. A intenção é oferecer um sistema de avaliação que privilegie a capacidade crítica e analítica dos estudantes em detrimento dos atuais modelos de vestibulares que valorizam sobremaneira a memorização de conteúdos do ensino médio.

“O novo Enem combinará a forma de abordagem do atual Enem com a abrangência dos conteúdos cobrados pelo vestibular”, explicou Haddad. Para o ministro, a seleção pelo novo Enem permitirá reformular os conteúdos ensinados no ensino médio, que hoje estão pautados pelas provas dos vestibulares.

O novo Enem será composto de quatro grupos de testes de múltipla escolha realizados em dois dias. As provas ficariam distribuídas de acordo com as seguintes áreas: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

De acordo com a proposta, as instituições que aderirem ao sistema unificado poderão atribuir pesos diferentes às provas, a serem ponderadas de acordo com cada curso ofertado. As vagas para políticas afirmativas também serão consideradas pelo sistema que segmentará a inscrição do candidato, se for necessário, de acordo com sua opção de concorrência (se por políticas afirmativas ou ampla concorrência).

“O processo seletivo que propomos é dinâmico”, enfatiza o ministro. Haddad explica que o candidato poderá escolher entre cinco opções de cursos e instituições e poderá, de acordo com sua nota no novo Enem, simular sua posição no curso pretendido, em comparação às notas dos demais concorrentes. “Se durante as inscrições o aluno perceber que sua nota não é mais suficiente para entrar no curso escolhido, ele pode migrar para outro”, disse.

As instituições que optarem por aplicar mais de uma fase em seus processos seletivos não ofertarão suas vagas no sistema unificado, mas poderão usar as notas do Enem reformulado como parte de sua seleção com base em edital próprio.

De acordo com o ministro, uma reunião com os reitores das universidades para dirimir eventuais dúvidas relativas ao novo modelo de seleção deve ocorrer no início da próxima semana. A proposta prevê a aplicação do novo Enem nos dias
3 e 4 outubro e a divulgação das quatro provas de múltipla escolha em 4 de dezembro. A divulgação do resultado final, com a correção das redações, foi proposta para 8 de janeiro de 2010.

Reportagem de Maria Clara Machado
Quinta-Feira, 9 de abril de 2009